Wine Share

Qual a temperatura ideal de cada vinho na adega?

Para uma boa degustação de vinho tem que dar atenção aos detalhes. 

Além de comprar uma bebida de qualidade, é necessário saber em que condições ela deve ser armazenada, será que é possível armazenar vinhos tintos e brancos em uma mesma adega? 

O ideal para quem tem mais de um tipo de vinho, é ter uma adega Dual Zone, ela permite a configuração de pelo menos duas temperaturas. Assim, você guarda os tintos em uma condição e os brancos ou espumantes em outra. Diante disso, quando você for servir o espumante, passe-o para a geladeira ou freezer um pouco antes. Para guardar seus vinhos tintos, você pode programar a temperatura da adega para ficar entre 14° e 18°C. Para os vinhos brancos nessa mesma adega climatizada, um outro termômetro permite deixar algumas prateleiras com uma temperatura mais baixa, entre 6° a 14°C, ideal para manter esse tipo de bebida. 

Calma! Não precisa se preocupar, ainda é possível manter as garrafas de vinho tinto e branco juntas. A dica mais importante é: dispor os tintos nas primeiras prateleiras, já que o ar quente fica na parte superior do ambiente. Dessa forma, os brancos podem ficar nas prateleiras de baixo, onde há maior concentração de ar frio. São os pequenos detalhes que irão lhe ajudar, além da adega climatizada deixar uma melhor conservação das bebidas, ela também proporciona mais tempo de armazenamento até que você aprecie o seu vinho. 

Do mesmo modo, nem todos têm espaço em casa para fazer uma adega, porém podemos ter certos cuidados. 

TEMPERATURA 

A temperatura ideal para o vinho é de 12ºC, e, se  for  mais baixa, não vai prejudicá-lo, apenas atrasa o processo de envelhecimento para vinhos de guarda. Porém o local onde se armazena o vinho não deve ultrapassar a temperatura de 24ºC, pois acima disso o vinho começa a oxidar e acaba por estragar completamente, mas se a temperatura do local for um pouco mais alta que isso e seus vinhos forem para consumo imediato (poucos meses), não tem stress. A constância da temperatura é muito importante também, pois “as crianças” são sensíveis a mudanças bruscas de temperatura, os vinhos tintos são mais sensíveis que os vinhos brancos.

POSIÇÃO GARRAFA 

Sugiro que sejam guardados em posição horizontal os que têm rolha de cortiça natural, assim quando em contato com o vinho a rolha não ressecará e, caso ela resseque, uma quantidade de ar pode entrar e oxidar a bebida. Vinhos fechados com rolhas sintéticas ou tampas de rosca podem ser armazenados em pé, sem nenhum problema. 

VIBRAÇÃO/ TREPIDAÇÃO 

As vibrações não são bem-vindas no armazenamento de vinhos, quando sofrem agitações ocorrem reações químicas no líquido apressando o envelhecimento. Evite também mudar e manusear constantemente as garrafas de lugar. 

ILUMINAÇÃO

Você já notou que as caves das grandes vinícolas são escuras? A luz pode aquecer os vinhos, alterando seus aromas e sabores, ainda mais se falarmos de vinhos brancos ou rosés, que são colocados em garrafas transparentes. Um dos motivos de as garrafas de vinhos serem âmbar é esse, pois elas bloqueiam até 90% dos raios luminosos. Garrafas verdes e claras, por sua vez, deixam passar 50% e 10%, respectivamente, da luz. E como esse tipo de vasilhame mais claro é muito usado para armazenar espumantes e vinhos brancos que, por sinal, são os tipos mais susceptíveis a sofrer danos relacionados à luz fica claro que os vinhos precisam ser guardados em lugares escuros.

Na geladeira de casa: Na parte interna da porta de uma geladeira a temperatura mínima (1ºC no termostato) permanece em torno de 12ºC. Já no fundo, junto à placa fria, é de +/- 3ºC. No meio, cerca de 6ºC. As temperaturas foram colhidas com um termômetro comum na minha geladeira, faça o mesmo na sua e descubra corretamente. Para os vinhos tintos, que pedem temperaturas mais altas do que 12ºC, deixe-os na porta por um período de, no máximo, duas horas. Dessa maneira, evite manter vinhos por muitos dias na geladeira, a vibração não faz bem ao líquido.

Gelo No vinho, pode? 

Não existe nenhuma lei que proíba. Mas os vinhos secos, principalmente brancos e rosés, podem ficar aguados. Por isso, vinhos demi-sec são mais indicados e vale lembrar que existe a moda dos espumantes Ice, produzidos para serem consumidos com gelo. Normalmente eles são sempre mais doces, para não ficarem diluídos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *