Meu vinho gelou demais e agora?
Não se assuste, ainda temos uma solução! Coloque a palma da sua mão ao redor da taça, segure-a pelo bojo e faça movimentos circulares para mexer o vinho, dessa forma você vai estar transferindo o calor da sua mão para a taça e vice-versa. O vinho vai aquecer mais rápido do que você imagina! Lembre-se: um vinho gelado pode voltar a temperatura ambiente sem sofrer nenhum dano. Portanto, se o vinho gelou demais, aguarde até que ele volte a temperatura ambiente.
Muito álcool?
Tente resfriar seu vinho caso estiver como álcool muito presente, talvez você passe a
perceber menos a sua presença. E se o seu vinho não estiver mostrando sabor nenhum, tente
aquecê-lo com as mãos. Já mencionamos essa dica ali em cima!
Posso beber vinho na praia?
Claro, pode sim! Se você estiver em um local aberto, por exemplo na praia ou piscina, tenha sempre um balde de gelo para resfriar os vinhos.
Ouvi falar que alguns espumantes não se deve tomar tão gelado,é verdade?
Quando falamos de champagne ou outros espumantes com mais reserva, devemos apreciá-los com uma temperatura mais alta que o recomendado acima, estes produtos são melhor entendidos quando degustados entre 11º e 13ºC. Por serem ricos em aromas, podem ficar ainda mais interessantes se menos gelados.
Comprei um vinho mais barato, a temperatura é a mesma que um mais caro?
Os vinhos mais baratos podem favorecer- se em temperaturas menores e tendem a mostrar mais o aroma do álcool, pela simplicidade de como são feitos. Não é uma regra, mas pode acontecer. E se o álcool estiver instável, ele ficará menos perceptível em temperatura mais baixa. Por isso, deixe o vinho mais tempo na geladeira.
Temperatura ambiente?
Uma crença que temos no mundo do vinho é que ele deve ser consumido em temperatura ambiente, mas não caia nessa! Tudo depende de onde você mora ou está, a temperatura ambiente sempre vai variar. O certo é você seguir tudo o que te contei neste guia! Quer uma ajuda a mais? Você pode comprar um termômetro de vinho para treinar e depois como tempo nem precisará mais dele. Ele pode ser comprado em qualquer loja especializada em vinho, taças e decantadores. Alguns kits vendidos em mercados também tem o termômetro de vinho incluído.
Esqueceu de resfriar o vinho branco antes do seu evento?
Tenho uma super dica: use um baldinho com gelo e água! É simples: basta um balde, 2 colheres de sopa de sal, gelo e um pouco de água.Como fazer: Coloque a garrafa no recipiente, cubra-o de gelo, depois sal e, em seguida, coloque um pouco de água. Para que o processo fique ainda mais rápido, coloque um pouco de álcool, misturando antes de despejar no balde. Tempo para esfriar: Brancos/Espumantes:10 minutos *Lembre-se de virar o vinho dos dois lados na metade do tempo indicado e, principalmente, de não fumar perto do balde, caso coloque álcool. Tintos: 2 minutos