Wine Share

Diferenças entre Bourdeaux & Bourgogne

DIFERENÇAS ENTRE BORDEAUX E BORGONHA

Rivalidade entre Bordeaux e Borgonha, na França? Como assim?🧐

Gosto de comparar com a seguinte metáfora: Bourgogne é a França e Bordeaux é o Mundo no vinho.
E faz sentido essa linha de pensamento se trocamos uma ideia com os próprios franceses. A região da Borgonha é totalmente intimista, os borgonheses são amantes de sua terra de uma forma única, diria que ciumentos quando o vinho sai dali. Acho incrível isso!

Enquanto os bordaleses correm o mundo inteiro com os vinhos e fazem quantidades absurdas de exportação, tendo vinhos para todos os gostos. Eles tem uma verdadeira enciclopédia de rótulos.

Essas duas regiões são muito diferentes climaticamente. Enquanto Bordeaux está no Atlântico, local mais quente, Borgonha é continental e bastante fria. Isso já revela o estilo dos vinhos, porque as regiões frias têm mais acidez, e as quentes mais estruturas de álcool.

Em Bordeaux as propiedades grandes, discretas e autossuficientes.

Na Bourgogne são diversas pequenas propriedades e poucas propriedades de engarrafamento.

Feitos com a temperamental Pinot Noir, uva tinta de casca fina, os tintos da Borgonha se definem por uma elegância sutil, perfumada e sedosa.

Bordeaux tem cultura tradicional de vinhos de corte, ou seja, vinhos feitos com várias uvas. Lá, os tintos têm cabernet sauvignon, merlot, petit verdot, malbec, carménère, cabernet franc, enfim, todas essas uvas são autorizadas lá e cada produtor pode usar o corte da maneira que ele puder sob a regulamentação de cada AOC, e claro, se o o clima permitir.

Pros brancos, há sauvignon blanc, sémillon e muscadelle. Essas são variedades de uvas autóctones e estão adaptadas ao clima.

E aí, gostou? Quer fazer na prática degustações simultâneas conhecendo o seu paladar? Venha para a Oficina do Vinho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *